Pesquise uma palavra que gosta.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Flores e seres humanos

Flores brasileiras e colar de "Welcoming" no primeiro dia na escola.

As flores. Terceiro assunto que abordamos em sala de aula. O primeiro foi introdução(segundo post) e segundo sobre descoberta, colonização e influencias na cultura brasileira (bem legal relembrar a história). 
Sobre as flores falamos de suas semelhanças com os seres humanos, capacidade de transformação, influencias externas no desenvolvimento e sensibilidade. Mostrei fotos, vídeos, como elas nos ajudam(ex: shampoo, chá, essencias medicinais da Amazônia, frutos), desenhamos, ajudamos plantando sementes e pensando em um bom sentimento para a flor (valores, coragem, sabedoria).
Somos sensíveis, como elas também, e hoje em sala de aula percebi que nas crianças essa percepção sutil, mesmo inconsciente, se faz presente.

Acordei e esperei dentro do quarto o sinal da segunda aula, a primeira fico livre. Levantei, andei três salas até chegar no VIIN, meninos de 10 a 13 anos. "Good Morning, take your seats" (eles devem receber os professores em pé). Como ontem montamos nossos nomes com verbos e palavras em inglês (J - to jump/jungle;U - to use/union) hoje iamos estruturar frases com verbos. Com o conteúdo no caderno e giz branco comecei a escrever no quadro. Ao longo da aula, durante a explicação e no momento para exercício houve conversa, mas em menor quantidade e volume do que o normal. Eu acho que eles perceberam que eu não estava 100%. Nas salas dos mais velhos não senti que eles tiveram essa percepção/compreensão, algumas meninas vejo cara de querendo oferecer amizade para me ver melhor e outras com nariz torto. Ueh, você é a professora!
Segui sem pedir silêncio durante o dia, me dei um dia de silêncio, mas não me fez bem. As crianças não são culpadas por eu me sentir despreparada, pelos meus ideais e sonhos que talves fujam a realidade. Fico mal de ver que perco oportunidades de passar coisas boas e até prejudico as pessoas ao redor por minhas inquietudes alterarem minha forma de agir.
Agora esta na hora de dormir, depois de conversar com minha mãe pelo skype, ler sobre educação espiritualizada,  sobre felicidade e outros assuntos de meu interesse, falar com amigos...me sinto melhor. Até consegui render trabalhando. 

Seres humanos e flores recebem influências externas que agem positiva ou negativamente no crescimento. Ambos nascem de uma união e dentro de uma "bola", nós ao longo da vida experimentamos diversas separações e temos conciência individual enquanto elas pensam no todo e, por isso, não perdem a conexão com o pai. Elas são a manifestão da beleza e mistério universal, representam o coração e a alma da planta, tem energias, são sensíveis e felizes naturalmente. Nós, além disso temos a consciência que nos dá a liberdade de escolha entre ser feliz ou infeliz e nos torna responsáveis por essa decisão.

Que a pureza das flores inspire a nossa decisão de ser FELIZ!




3 comentários:

  1. Oi Ju,

    Nossa! A flor resistiu a viagem. Ela ainda estava linda qdo chegou. Aquele tour no Ceasa com o papai foi muito bom para vc adquirir um pouco de conhecimento sobre as plantas. Que bom q o dia terminou com sucesso e vc conseguiu preparar seus trabalhos. Estou feliz e orgulhosa de vc. Bjos MAMI

    ResponderExcluir
  2. Entrei aqyu para ver se tinha novidades...
    Como estão as coisas por aí? Me parece que aos poucos você vai vendo mais sentido nesta busca por conhecimento que te levou até aí.
    Aqui sem grandes novidades. Hoje é sabado e acabamos de chegar de um churrasco. Nas noticias do jornal só as mesmices de sempre sobre a corrida à presidência da Republica e o aniversário de 70 anos do Pelé.´
    Nem sempre estamos felizes, nem sempre estamos como gostariamos de estar. O importante é ter a certeza de se estar vivendo com amor no coração, mesmo que as vezes nossos atos não demonstrem isso mitas vezes.
    Um beijo e aguardo mais posts.

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliana,
    Acredito que acabei não te conhecendo antes de sairmos do Brasil. Também estou realizando um X pela @PUC.... :) Fui VPF em 2008 e estou em Budapest, Hungria.
    O que tenho visto é que o intercâmbio nos dá uma oportunidade grande de nos conhecermos e nos entendermos, aliada com uma grande liberdade de nós mesmos.
    Te desejo muito boa sorte em sua jornada espiritual. :)
    Grande abraço, Kiki

    ResponderExcluir