Pesquise uma palavra que gosta.

domingo, 17 de outubro de 2010

Dussehra - O bem vence o mal

Período de 10 dias Navratri Festival + Dussehra:
Descobri que esse período na Índia é de começo da colheita, portanto a deusa-mãe é chamada, como eu contei no último post, para iniciar a safra nova e reativar o vigor e a fertilidade do solo. As performances e rituais religiosos são também para invocar as forças cósmicas que rejuvenescem o solo.


No décimo dia, para encerrar os festejos do Navratri, comemora-se o Vijayadashami e a história dessa comemoração é a seguinte:
A sétima encarnação do Deus Vishnu, Rama, teve sua mulher, Sita, raptada pelo Rei Ravana. Ela foi levada para Siri Lanka ( reino de Ravana). Para resgata-lá Rama pediu ajuda a Durga, força feminina, e ela indicou o modo de obter sua mulher de volta. Houve uma batalha e Rama matou Ravana (o bem vence o mal).
Para marcar esse fato no décimo dia do Navratri, depois do pôr do sol, os indianos queimam imagem das divindades de Ravana, seu filho e seu irmão (mal). 


Eu, Ravana(meio), filho e irmão.

Eu fui até a praça aqui perto da escola ver eles queimando, teve palestra de um líder Hindu, fogos de artifício e depois botaram fogo no boneco com algumas músicas tocando falando o nome de Rama (bem).

Pegando fogo. Foi bem rápido.

Uma menina me falou "o homem (Ravana) errou uma vez só e todo ano é queimado", segundo o pai dela Ravana foi muito inteligente em vida.
É, e nós com tanta ignorância, afirmando ter razão e procurando a causa dos problemas ao redor ao invés de enxergar as emoções negativas internas, erramos tanto e tem vezes que até conseguimos justificar nossos erros, como mentiras e atos apenas pelo prazer próprio e momentâneo.
Sou contra matar por um erro e contra queimar em praça pública, sou a favor da verdade e da realidade presente que só é assim por que você passou por tudo que ficou no passado.
Para mim despertou questionamentos de condutas como mulher na sociedade, como valorizar essa força,energia, conhece-lá melhor, amar e respeitar como igual todas as mulheres e como cuidar melhor de minha mãe (obs: mesmo estando longe). Lembrei de erros do passado, quero que a verdade que busco na realidade atual esteja em nós pela prosperidade do bem.

(Para ouvir o mantra abaixo entre no link acima)
Vem surgindo um novo tempo,
Traz glórias do Divino,
Mais puros e atentos,
Nos tornamos canais do infinito

Mãe Divina eu quero ser,
Um filho realizado, 
E é perante o seu poder, 
Que me entrego pra ser libertado

Como o rio que corre para o mar,
Correntezas carregam o medo, 
Confiança para atravessar, 
A fronteira do Eu derradeiro

Não há desculpas para se escorar, 
Já foi dito a hora é esta,
O tempo é de se entregar, 
Abraçando o que ainda resta

Estou morrendo para o passado,
E nem anseio pelo futuro,
Minha coroa tem brilho dourado,
Provo o néctar do Amor maduro

Viva Virgem Maria!
Viva Nossa Senhora da Conceicao!
Viva a Rainha da Floresta!
Viva Yemanja!
Viva as mulheres!

4 comentários:

  1. Ju,
    É dificil para nós ,mesmo send o Brasil religioso, imaginar tantas manifestações religiosas Comoros vocês teem post ado. Realmente India é o lunar certo para quem busca repostas para uma Vida maia espiritualizada.
    Voltando ao noose mundinho aqui, estamos assisting jog de futebol. Emoções e discussões Como sempre.
    Sua mãe fallow da sua via gem e do entrosamento que está começando a acontecer. Eu saber que era só uma questão de tempo.
    Ontem foams a um barzinho com mpb muito legal. Fomos eu, zé, seu papii, sua Mamii, juju e o Rick.
    O Rafael voltou para o estadão e o fe a ka e Tati estão bem.
    A vovó continua bailando e Feliz .
    Um beijo grande
    Zinha

    ResponderExcluir
  2. Ju,

    Qnto mais leio seus post mais acredito q vc esta no lugar certo! Isso pq as oportunidades de conhecimento na India, principalmente no aspecto religioso, parecem maravilhosas, mas só são dignas daquelas pessoas q as sabem valorizar.

    O Rick esta te mandando um bjo tbm!

    Beijao!!

    ResponderExcluir
  3. JU,

    Vc realmente está conhecendo a fundo a cultura da India e o mais importante é que esse conhecimento tem te trazido questionamentos e descobertas importantes. Acredito ser o começo da sua busca espiritual. Obrigada por cuidar de mim mesmo de longe. Sinto sua proteção e carinho todas as vezes q conversamos.
    LHE AMO TE MAMI

    ResponderExcluir
  4. Zinha, adoro que você conta do pessoal. Bom que o Rafa voltou pro Estadão, manda beijok pro Fe e Karen. Dá-lhe Palmeiras! rs e fala pro Zé mandar a Julia aqui pra India tbm, já ta na hora.
    Djoulious, te escrevi um email, vê lá no xulinha.

    Mãe, eu Te Amo.

    ResponderExcluir